Seminário promovido pelo Sindeprestem-PR debate a terceirização de serviços

O Seminário Terceirização de Serviços: O Caminho para o Desenvolvimento, realizado em Curitiba, dia 7 de maio, pelo Sindeprestem-PR, no auditório do Sebrae, reuniu importantes nomes do cenário nacional. Esse importante evento para as empresas do setor e tomadores de serviços atraiu a atenção de profissionais, estudantes e interessados no tema terceirização de serviços.

Para a abertura, estiveram presentes o presidente do Sindeprestem-PR, Danilo Padilha; o professor Livio Giosa; o presidente da Fenaserhtt (federação à qual o Sindeprestem-PR é filiado), Vander Morales; o secretário do Trabalho e Relações com a Comunidade do Estado do Paraná, Paulo Rossi; o superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego no Paraná, Paulo Kronéis; o superintendente substituto da Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, Luiz Fernando Fávaro Busnardo; o vice-reitor do Grupo Uninter, Jorge Bernardi; a representante do Sebrae Paraná, Mayara Sandri; o presidente do Sindeprestem-AM, e vice-presidente da Fenaserhtt, Raynor Aguiar; o presidente do Sindeprestem-ES, Mario Cesar Ribeiro; e o vice-presidente do Sindeprestem-PR e diretor jurídico da Fenaserhtt, Clodoaldo Barbosa.

Saudando os presentes, o presidente do Sindeprestem-PR, Danilo Padilha destacou a presença de renomadas personalidades do mundo acadêmico e jurídico nesse seminário e agradeceu aos patrocinadores e apoiadores do evento, dentre eles a Sanepar, o BRDE, o grupo Uninter e o Benefício Social: “o Sindeprestem-PR tem o prazer de poder oferecer a seus associados e todos os convidados desse seminário as palestras do professor José Pastore, do renomado professor, criador do conceito da terceirização no Brasil, Livio Giosa, além de poder debater a terceirização sob a ótica do governo, de empresários e trabalhadores, com o superintende adjunto do Ministério do Trabalho no Paraná, Luiz Fernando Fávaro Busnardo, o presidente da Fenaserhtt, Vander Morales e o secretário estadual do Trabalho e Relações com a Comunidade, Paulo Rossi. Certamente uma manhã com muito conhecimento sobre a terceirização”, falou Danilo.

Por sua vez o presidente da Fenaserhtt, Vander Morales, falou da importância de empresários do setor se unirem ainda mais, associando-se aos sindicatos e organizando ações conjuntas: “temos plena convicção que somente a união empresarial poderá criar condições adequadas para enfrentarmos as tantas instabilidades que vive o setor da terceirização. Avançamos muito nos últimos anos nas questões jurídicas e administrativas, mas temos de estar atentos ao mercado”, disse Vander. Por sua vez o vice-reitor do grupo Uninter , Jorge Bernardi adiantou que a universidade vem elaborando, em parceria com o Sindeprestem-PR, um curso específico, a nível de graduação, sobre a terceirização. “O grupo Uninter quer instalar em breve esse curso destinado aos profissionais de recursos humanos e empresários do setor da terceirização de serviços. Há um grande empenho por parte de nosso corpo docente para que toda estrutura didática esteja pronta e possamos dar início já no segundo semestre desse ano”, disse Jorge Bernardi.

O superintendente Regional do Ministério do Trabalho, Paulo Kronéis, elogiou a iniciativa do Sindeprestem-PR na realização do seminário: “ao debater a Lei da Terceirização com empresários, trabalhadores e governo , o Sindeprestem-PR estabelece umas das melhores relações de entendimento e mostra disposição na construção de formas de desenvolvimento econômico para o País”, destacou Kronéis.

PALESTRAS

A mesa de abertura apresentou a Terceirização sob a ótica do governo, empresários e trabalhadores, tendo como debatedores o presidente da Fenaserhtt, Vander Morales, o secretário do Trabalho e Relações com a Comunidade do Paraná, Paulo Rossi e o superintendente adjunto do Ministério do Trabalho no Paraná, Luiz Fernando Fávaro Busnardo. O mediador da mesa foi o presidente do Sindeprestem-PR, Danilo Padilha. Consenso entre os debatedores: a terceirização de serviços no Brasil pode alcançar um grau de amadurecimento ainda maior, exigindo menos interferência do governo, promovendo assim o pleno desenvolvimento.

Logo após, o professor Livio Giosa, responsável pela introdução do conceito da terceirização no Brasil, falou em sua palestra sobre a evolução do mercado da terceirização e as incertezas emergentes com a reforma trabalhista: “o Brasil não pode parar; as empresas têm de continuar a produzir, mas, temos de ter muita atenção no campo jurídico, pois a reforma trabalhista deixou enormes lacunas, abrindo uma série de inseguranças tanto para empresários quanto para trabalhadores” apontou o professor Giosa.

Por sua vez o professor José Pastore, um dos maiores especialistas sobre terceirização no Brasil alertou para a importância do setor amadurecer ainda mais nas relações trabalhistas: “empresas conscientes de suas relações de mercado, sabendo que podem contar com trabalhadores qualificados e treinados, não podem sofrer a ingerência constante do governo. Essa insistência do governo em manter atrelados empresários e trabalhadores impede, muitas vezes, o crescimento e desenvolvimento brasileiro”, alertou Pastore.

Para acessar mais fotos do evento, CLIQUE AQUI

Para acessar o conteúdo das palestras, clique na qual deseja visualizar: